Home

Aquecimento Londres 2012 –Conheça as modalidades do atletismo


O atletismo é a expressão perfeita do lema olímpico “Mais rápido, mais alto, mais forte”. É o tipo de competição que exige que os atletas corram mais rapidamente, arremessem com mais força, saltem mais alto e pulem mais do que seus rivais. Com 2.000 atletas competindo em 47 provas, o atletismo é o maior esporte de provas individuais dos Jogos de Londres.

O Blog Running já apresentou a história desse esporte olímpico. Agora, vamos falar um pouco sobre as modalidades. Existem quatro vertentes principais para a competição de atletismo: as provas de pista (divididas em média e longa distância e podem incluir obstáculos), eventos de campo (provas de arremesso e saltos), eventos combinados (decatlo para os homens e o heptatlo para mulheres) e os eventos de rua (maratonas e corridas). Hoje, vamos detalhar as provas de pista, os eventos combinados e de rua.

Conheça um pouco sobre essas modalidades:

100 metros: É a prova mais nobre das Olimpíadas. Sua estreia foi nos primeiros Jogos de Atenas, em 1896!Os atletas podem completá-la em menos de 10 segundos. Para isso, respiram apenas uma única vez durante o trajeto em linha reta. O maior recordista mundial da prova foi o jamaicano UsainBolt, com otempo de 9,58 segundos. E, não à toa, Bolt é o favorito ao ouro nos Jogos de Londres.A mesma distância pode apresentar obstáculos, onde o atleta deve saltar dez barreiras distribuídas pelo caminho. Para as mulheres, os obstáculos têm 84 centímetros de altura, enquanto para os homens, as barreiras têm um pouco mais de 1metro de altura.

200 metros e 400 metros: Depois de “explodir” na largada, os atletas que disputam os 200 metros devem manter os corpos em perfeito equilíbrio para enfrentar a curva que, muitas vezes, define quem será o grande vencedor. Já a prova de 400 metros é uma das mais aristocráticas do atletismo. Os atletas devem dar uma volta completa na pista.Na modalidade com obstáculos, os homens devem superar dez barreiras de 91,4 centímetros de altura e as mulheres têm de saltar dez barreiras de 76,2 centímetros de altura.

Prova dos 800 e 1.500 metros: São provas de meia distância em que os atletas devem conciliar alta velocidade com resistência. Nessas disputas, é comum a utilização de “coelhos”, atletas com muita força muscular que disparam na ponta forçando os demais competidores a acelerarem o ritmo. Os “coelhos” nunca terminam as provas e trabalham em equipe. Há uma modalidade de 3.000 metros com obstáculos, em que os atletas devem superar barreiras de quase 1 metro de altura e saltar fossos de água de 3 metros e 66 centímetros de comprimento.

Prova de 5 e 10 mil metros: Chamadas de corridas de fundo, são as provas mais longas disputadas dentro de estádios dos Jogos Olímpicos. Os atletas, batizados de fundistas, têm físico mais franzino do que os competidores das provas de velocidade, pois a prioridade deles é a resistência e não a explosão muscular.

Maratona: Disputada em um circuito de 42.195 metros, a maratona é a prova mais longa das Olimpíadas. Durante os Jogos Olímpicos, o circuito será diferente da Maratona de Londres. A organização optou por um percurso mais “fotogênico”. Os atletas que buscarão o ouro olímpico passarão próximo a Tower Brigde ela em três das quatro voltas do circuito, entre outros pontos turísticos.

Marcha Atlética: O atleta precisa correr mantendo o calcanhar do pé da frente em contato com o solo até que a ponta do pé posterior deixe o chão. Em princípio, é como se fosse uma corrida em que os participantes só podem “andar”. Existem duas distâncias para as competições oficiais: 20 e 50 quilômetros.

Revezamento 4×100 e 4×400 metros: O revezamento 4×100 e 4×400 metros são disputados por equipes de quatro atletas que correm 100 metros cada.A partida é semelhante à dos 400 metros rasos. A troca de corredores deve ocorrer em uma área com cerca de 20 metros de comprimento. Passagens de bastão fora deste intervalo desclassificam o atleta.

Decatlo: Esta prova, disputada apenas por homens, reúne 10 modalidades do atletismo: 100 metros, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400 metros, 100 metros com barreiras, arremesso de disco, salto com vara, arremesso de dardo e 1.500 metros.

Heptatlo: É uma prova realizada somente pelas mulheres. A competição reúne sete provas: 100 metros com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, 200 metros, salto em distância, lançamento de dardo e 800 metros.

Na próxima semana, retomaremos as modalidades olímpicas com informações sobre os eventos de campo (arremessos e saltos). Acompanhe!

Um comentário para Aquecimento Londres 2012 –Conheça as modalidades do atletismo
  1. EDUARDO disse:

    ADORO ATLETISMO QUE PENA QUE NA MINHA ESCOLA NÃO TEM MAIS VAI TER AGORA GRAÇAS AO MAIS EDUCAÇÃO….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Copyright © 2003-2011 - Centauro.com.br. Todos os direitos reservados.