Home

Frutas frescas na corrida

Já falamos sobre as frutas desidratadas, mas com a entrada do verão, nada melhor que uma fruta fresca para saciar a fome e refrescar. Além disso, esses alimentos podem ser ótimos aliados aos treinos e provas.

Para um bom aproveitamento no período de treino, é importante prestar atenção na escolha da fruta para o momento. Isso porque, além de ajudar na hora do exercício, dando mais energia e disposição, as fibras podem atrapalhar também, se trouxerem desconforto gástrico.

Se a ingestão for antes do treino, o ideal é optar por frutas com baixo ou moderado nível glicêmico, como pêra ou maçã. “Esses alimentos dão energia durante um tempo prolongado, como o período em que você estiver correndo”, explicou Priscila Di Ciero, nutricionista e membro do Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira à Revista Runners. Caso você sinta desconforto se alimentando pouco tempo antes do treino, uma opção é o suco de frutas coado, mais fácil de digerir. Mas evite melancia, pois ela pode ser indigesta, e se optar por laranja, tire o bagaço, pois tem efeito laxativo.

Caso a corrida não seja muito longa (abaixo de cinco quilômetros), não é necessário ingerir alimentos sólidos durante o exercício. Mas se o tempo de exercício for longo, vale testar a digestão de alguma fruta seca como, por exemplo, castanha de caju.

Ao final do treino ou prova, é importante se alimentar direito para recuperar a energia perdida. “Nesse momento, se o atleta escolher uma fruta, deve optar pelas que têm índice glicêmico maior, que fornecerão energia rapidamente para recuperá-lo do esforço”, conta Priscila. Boas opções são banana, manga e sucos, que ajudam a hidratar. Um lanche mais reforçado, com pães e massas é uma boa pedida para acompanhar as frutas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Copyright © 2003-2011 - Centauro.com.br. Todos os direitos reservados.