Home

Contagem regressiva para a São Silvestre

A São Silvestre já está aí! E você, se sente preparado? Mesmo se a sua dedicação aos treinos acontece há meses ou não, agora é hora de fazer os ajustes finais e não adianta mais forçar a barra. Saiba como se preparar e o que fazer nesses últimos dias que antecedem a prova.

Antes de tudo, é importante recordar que você precisa consultar um ortopedista e cardiologista, e tenha o aval deles para percorrer esses 15 quilômetros.

Nos últimos dias para a prova, o ritmo de treinos deve diminuir para que o atleta chegue descansado no dia da corrida. Segundo o especialista em treinamento esportivo, Marcos Paulo Reis, falou ao jornal Estadão,”é hora de conferir ritmo, alimentação, realizar o que chamamos de ‘polimento’ final na parte da velocidade e preparar a montagem de um planejamento estratégico para a São Silvestre”.

Mas atenção, algumas pessoas acreditam que fazer uma simulação exata da prova alguns dias antes pode ser benéfico. Porém, isso não é recomendado pelos profissionais. “Se você nunca correu 12,13,14 km e só consegue alcançar treinos de 8 km, nem pense em dar um salto muito grande de uma vez. Preste muita atenção no seu ritmo do treino e analise as dificuldades, depois disso relacione a temperatura e o percurso, e aí sim vai ser possível montar um ritmo para a São Silvestre”, conclui Marcos Paulo.

Respeite o seu próprio corpo. Para a última semana, são indicados dois treinos e uma corrida leve (trote) um dia antes. E no dia da prova, não coloque a sua saúde em risco e saiba a hora de parar. Caso você sinta dor de cabeça, enjoo, cãibras, visão turva, tonturas ou cansaço extremo, não hesite em interromper a corrida.

“O principal é iniciar a prova de maneira confortável e, no final, se estiver se sentindo bem, acelerar um pouco. Agora se passar mal e não conseguir se recuperar, o melhor é parar”, disse o treinador Felipe Moré ao Estadão.

Já escolheu o que vai vestir e calçar no dia da prova? Confira a página da Nike, no site Centauro, dedicada à corrida – o NikeCorre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Copyright © 2003-2011 - Centauro.com.br. Todos os direitos reservados.