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Alimentos de todos os dias

Nos mercados, a variedade de alimentos a serem escolhidos é gigante, mas há aqueles que nunca saem do carrinho por serem versáteis e saudáveis. Confira aqui alguns deles que podem estar sempre no seu dia a dia sem tornar suas refeições repetitivas e podem ajudar no seu treino e recuperação.

- Cereais com grãos integrais: Dão a sensação de saciedade e são ricos em fitonutrientes que contribuem para a saúde do coração. Procure os que tenham pelo menos 3 g de fibra e 3 g de proteína por porção e inclua-os no seu cardápio. É ideal para o café da manhã ou para o lanche pós-corrida, devido à combinação de proteínas e carboidratos.

-Pão integral: Uma fatia do pão 100% integral possui a quantidade diária ideal de grãos (três a seis porções de 30 g). É um alimento prático e versátil e é fonte de energia. Combine com seu recheio favorito.

-Iogurte desnatado: Fonte de proteínas e cálcio, o iogurte com lactobacilos vivos possui as bactérias necessárias para fazer o seu sistema digestivo funcionar bem e também as anti-inflamatórias, que ajudam quem sofre de artrite. Pode ser utilizado como base de molhos, misturado com frutas ou cereais, e ainda ser consumido em forma de sorvete, moda que pegou pelas cidades.

-Laranja: Fonte de vitamina C, ótima aliada na recuperação dos músculos e alívio das dores, e de hesperidina(encontrada na casca), que ajuda a reduzir os níveis de colesterol e pressão alta. Beba o suco ou use-o como molho de carnes e saladas, além de utilizar a casca em doces ou pratos salgados.

-Chocolate meio amargo: Contém flavonoides, poderosos antioxidantes que ajudam a manter o coração saudável e previnem inflamações. Além de ser gostoso e baixar a pressão arterial, o colesterol total e o LDL (que bloqueia as artérias). Uma porção de 30g por dia é o ideal.

-Ovos: Fonte de proteínas, fornece 10% da nossa quantidade diária e contém todos os aminoácidos essenciais para garantir a recuperação dos músculos. Além disso, possui vitamina K, essencial para a saúde dos osso; colina, que auxilia a memória; e luteína, um pigmento necessário para olhos saudáveis. Super versáteis, podem ser consumidos cozidos, mexidos, pochês, fritos, ou ainda como ingrediente de bolos, pães, tortas e doces.

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