Home

Segredo da longevidade? Vida ativa!


Os exercícios físicos desempenham um papel essencial na longevidade feminina. E a frequência com que são praticados, principalmente após a menopausa, é determinante para alcançar uma vida mais longeva. Estudo da Universidade Cornell, em Nova York, conclui que as mulheres de meia idade que passam muitas horas sem se movimentar têm mais risco morrer prematuramente por doenças cardíacas e câncer.

A pesquisa avaliou a rotina de 93 mil mulheres na pós-menopausa durante um período de 12 anos. Aquelas que ficaram inativas por cerca de 11 horas por dia aumentaram em 12% o risco de morrer cedo, em 27% a probabilidade de ter doença cardíaca e em 20% a possibilidade de desenvolver câncer, na comparação com aquelas que ficaram cerca de quatro horas ou menos sem fazer nada.

De acordo com o estudo, passar muito tempo sentada em um escritório ou assistindo televisão dificulta a recuperação da força física, uma vez que as mulheres começam a perder massa muscular a partir dos 35 anos, uma mudança que acelera com a menopausa.

O exercício físico regular, especialmente musculação e outras atividades de fortalecimento, ajudam a neutralizar o declínio. Movimentar-se durante o dia também é vital para a saúde. Se você estiver em um escritório, levante-se e movimente-se com frequência. Se você é aposentado e tem mais tempo ocioso, encontre maneiras para se mover.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>