Home

Os benefícios do chocolate

 

Amanhã, dia 26 de Março, é dia do Cacau. E, por mais incrível que pareça, existem aqueles que não apreciam tal iguaria. Mas para a grande maioria, o doce é um grande atrativo para sobremesas e até refeições. E há quem diga que chocolate faz mal para a saúde. Mas estudos indicam que o alimento é importante, sim, na dieta alimentar e que traz até benefícios para atletas.

O cacau, sem aditivos de conservantes ou açúcares, possui fibras, vitamina C, fósforo, potássio, cálcio, zinco, dentre tantos outros sais e vitaminas benéficos para a saúde. Possui antioxidantes que podem auxiliar na prevenção e tratamento de doenças do coração e diabetes. Seu consumo também eleva os níveis de serotonina, hormônio associado ao prazer na prática de exercícios, e estimula a liberação de endorfinas, responsáveis pela sensação de bem estar.

Ainda mais: o chocolate ajuda na fixação do cálcio e na contração muscular do atleta, por ser uma excelente fonte de magnésio. No entanto, não é recomendado o consumo do doce antes do treino – ele vem após, para repor os estoques de glicogênio. As melhores opções são os chocolates meio amargo e amargo, por apresentarem maior quantidade de cacau e menos leite.

Por mais que o chocolate seja benéfico e importante na dieta, é importante ressaltar que seu consumo deve ser moderado! A Organização Mundial da Saúde sugere que os médicos recomendem até 30g do sabor amargo por dia, por suas concentrações de cacau. Mas, de qualquer forma, aproveite o Dia do Cacau para esbanjar saúde e aproveitar uma dessas iguarias, porque todos merecem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>