Home

Longevidade, exercícios e qualidade de vida.

Muitas pessoas buscam uma espécie de receita ou fórmula que as guie ao longo de suas vidas para que sejam mais saudáveis. E, na maioria dos casos, a receita é clichê, sem muitas invenções: uma rotina de exercícios aliada com uma boa alimentação, sem dietas mirabolantes.

Para comprovar o fato de que o estilo de vida está fortemente aliado à longevidade, é só trazermos a análise de Mick Jagger, vocalista do Rolling Stones. Prestes a se tornar bisavô, aos 70 anos, possui uma rotina de exercícios que é de se invejar até ao jovem com um bom preparo físico: abandonou os anos de abuso do álcool e das drogas, e durante a preparação de uma turnê, ele corre 12 quilômetros por dia, pratica kickboxing, pedalada e frequenta uma academia, para garantir que ele consiga percorrer a média de 20 quilômetros por show ao longo do palco.

No Japão, país com a maior média de expectativa do mundo, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), as razões da longevidade estão relacionadas com medidas de saúde pública, uma dieta equilibrada, educação, cultura e atitudes de higiene praticadas no dia-a-dia. Existe uma herança cultural que preza pelos cuidados com a alimentação e a prática de atividades físicas, fazendo com que a expectativa de vida para os homens seja de 80 anos, e da mulher de até 86 anos.

Podem parecer exemplos absurdos, e até fora da nossa realidade, mas não estão tão longe. Todos somos capazes de alterar nossas rotinas, praticar mais exercícios e nos alimentar de maneira mais consciente e saudável. Se for necessário, peça ajuda na reeducação alimentar, e pratique exercícios com um amigo. Simplesmente aumentar a expectativa de vida não faz sentido, é preciso buscar atrelar uma melhor qualidade de vida, e atingir uma longevidade idealizada por muitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  • Tags: