Home

Importância do consumo de água

Que a água é indispensável para a vida, todos já sabem. Desde o ensino fundamental, sua importância é destacada. Cerca de 60% do nosso corpo é água, e para o pleno funcionamento de nosso organismo, seu consumo é indispensável. Afinal, quem não costuma dar muita atenção à água no dia a dia pode desenvolver um grave problema (e dolorido): as pedras nos rins.

As pedras nos rins nada mais são do que impurezas que deveriam ser excretadas por meio da urina, mas que se precipitam e se transformam em pedra, já que, pelo baixo consumo de água, não são diluídas.

A ingestão ideal de água gira em torno de 2 litros por dia, de acordo com recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter o corpo hidratado e saudável. Nosso organismo libera a água de diversas maneiras, como o suor, por exemplo, e diversos órgãos e funções biológicas dependem da absorção de água, como o pleno funcionamento do intestino, por exemplo.

Para quem consome alimentos com muito sal ou açúcar, ocorre a redução da quantidade de água em outras estruturas orgânicas, já que essas substâncias são facilmente absorvidas no intestino, penetrando na corrente sanguínea, fazendo com que o indivíduo sinta mais sede.

Muitas pessoas ingerem água apenas quando estão com sede. No entanto, o correto é beber o líquido constantemente; a sede só é deflagrada quando a quantidade de água no organismo estiver no limite do aceitável, ou seja, abaixo deste nível a falta pode causar prejuízos ao metabolismo. Frutas e sucos podem ser fontes alternativas de água, mas também é importante beber o líquido puro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>