Home

Exercitar-se em ambiente fechado ou ao ar livre?

Ambiente fechado ou aberto, academia ou corrida de rua, o local não importa. O importante mesmo é se exercitar!

Mas é essencial atentar para as condições climáticas de onde você se realiza atividades físicas, pois fatores como o sol, o calor e a poluição podem influenciar no desenvolvimento do exercício. Segundo especialistas, para práticas esportivas, é ideal que a umidade relativa do ar esteja acima de 60%.  Isso porque o ar seco resseca a garganta e afeta a via respiratória, dando uma sensação de queimação. Dependendo do esforço, a respiração pode começar a ficar ruim, podendo até ocorrer crises de tosse.

O sol forte pode levar a um quadro de insolação. Fora isso, em dias muito quentes, o rendimento não é o melhor já que o calor faz o corpo perder energia e se desidratar mais rápido. Para reduzir a exposição, a dica é optar pelo exercício dentro de parques, debaixo das árvores, onde a poluição é menor do que na rua e perto dos carros.

Malhar na academia tem a vantagem de estar em um ambiente controlado, com ar-condicionado, longe do sol, da chuva, do calor excessivo ou da umidade muito baixa. Mas em academias também existe poluição, ainda que em um nível muito menor e dentro das taxas aceitáveis e recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

E aí? Onde você prefere correr ou caminhar? Na academia ou no parque da sua cidade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>