Home

Em caso de lesões: gelo ou água quente?

 

Compressa de gelo ou bolsa de água quente? Essa é uma dúvida bastante comum entre os praticantes de atividades físicas. Mas, é importante saber sobre o uso correto entre uma e outra, para evitar que a lesão se agrave ainda mais.

O gelo deve ser utilizado quando há inflamação e deve haver uma proteção para a pele (como uma toalhinha). Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão. Sofreu alguma lesão aguda, como entorse de tornozelo? Nesse caso, quanto mais rápido o uso do gelo melhor. Tempo de aplicação: não mais que 20 minutos.

Já a bolsa de água quente ajuda no relaxamento muscular, sendo assim deve ser utilizado em casos de tensões musculares, gerados, por exemplo,em decorrência do estresse do dia a dia. Porém, se você tem alguma tensão muscular crônica, isto é, sente algum músculo tenso constantemente, o calor vai aliviar a contração muscular excessiva apenas temporariamente, e o real motivo dessa tensão deve ser diagnosticado e tratado por um profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>