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Cuidados com a coluna.

A dor nas costas é um grande empecilho e pode afligir qualquer pessoa, em qualquer momento. Um movimento em falso e a coluna pode “emperrar”. Por isso, exercícios para o fortalecimento muscular da região são importantes para evitar complicações. As atividades físicas podem ser grandes aliadas para melhorar a sustentação da coluna, diminuindo a sobrecarga em outras estruturas, como os discos e os ligamentos.

Buscar orientação profissional antes de realizar os exercícios é essencial. Eles irão definir qual o tipo de atividade a ser feita e com qual finalidade. Cuidados cotidianos como sentar-se corretamente, manter a postura correta, evitar pegar pesos acima de 10%-15% do seu peso corporal e não se abaixar, mas se agachar, podem ser essenciais para não iniciar nem agravar uma dor nas costas.

Para quem busca se exercitar, é importante estabelecer algumas ressalvas. A corrida, por mais que seja uma atividade que queime muitas calorias, não é recomendada para quem sofre com dores nas costas. É preferível buscar treinos aeróbicos de baixo impacto, como a bicicleta ergométrica, hidroginástica e a natação. Mas claro que cada complicação tem sua recomendação de exercício. Por exemplo, se a pessoa tem uma complicação no cóccix, a bicicleta não é recomendada; caso o problema seja na cervical, o nado crau não é indicado, pois o movimento do pescoço pode gerar inflamações.

No caso de treinos anaeróbicos, a musculação, por exemplo, é altamente recomendada. Ela ajuda a fortalecer musculaturas que precisam estar fortes para a estabilidade da coluna, como o core, abdômen, quadril e lombar. No entanto, é sempre preciso cuidado com o peso, treinar todos os músculos de maneira equilibrada e atentar às instruções de um profissional.

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