Home

Conheça o flow dos esportes radicais

Você curte esportes radicais? Saiba que eles oferecem muito mais do que adrenalina. Melhora de performance, felicidade e controle das emoções são alguns dos ensinamentos dessas modalidades de risco.

Paraquedismo, surfe de ondas gigantes, Fórmula 1, alpinismo são alguns exemplos de esportes que liberam substâncias neuroquímicas , fazendo com que os atletas alcancem um estado de consciência chamado fluxo (ou “flow”, como é mais conhecido), geralmente descrito como um estado de plenitude, de acordo com teorias de estudiosos.

O flow foi um termo introduzido pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, da Universidade de Chicago, ainda na década de 1970. Segundo ele, trata-se de um estágio estático a tal ponto que o indivíduo sente quase como se não existisse.

Alcançar este estágio, porém, não é nada fácil! Exige treinamento durante um longo período de tempo. Mas, quando atingido, a recompensa é grande: conforme pesquisas do próprio Csikszentmihalyi, quanto mais os atletas vivenciam o flow, mais felizes e eficientes eles são.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>