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Alimentos da Estação

O calendário indica quais frutas, legumes e verduras estão em safra, com tendência de preços baixos e melhor qualidade. Escolher os alimentos da estação é optar pelo consumo de melhor relação custo-benefício.

O Abacate tem período de safra entre Fevereiro e Junho, e possui diversos benefícios. Por mais que a fruta seja calórica (100g de abacate tem 160 calorias, o equivalente a um pão francês, por exemplo), a gordura monoinsaturada – tipo de gordura que nos fornece energia e ainda pode contribuir para manutenção da saúde do coração – presente na fruta ajuda na redução do colesterol e triglicérides! Além disso, a fruta é fonte de vitamina A e E, poderosos antioxidantes que atuam como protetores das células, e de minerais como ferro, potássio, magnésio e cálcio!

Legumes como a batata doce e o inhame também estão no período de safra. A batata doce é um carboidrato de baixo índice glicêmico, o que auxilia na queima de gordura e no ganho de massa muscular, pois libera a glicose lentamente. É rica em vitaminas e fibras, contendo as vitaminas A, C e E, além de minerais como Ferro e Potássio.

O inhame pode auxiliar a reduzir o risco de doenças cardíacas. É rico em vitamina B6, que ajuda na degradação da homocisteína, uma substância que, em excesso na circulação sanguínea, pode causar doenças cardiovasculares. Além disso, um estudo avaliou a ação da diosgenina, um fito-hormônio presente no tubérculo, na saúde de mulheres no período pós-menopausa e concluiu que a ingestão do legume por 30 dias equilibra os níveis hormonais.

Diversas receitas podem ser feitas com esses alimentos. Independente dos benefícios, não deixe de experimentar todos, e varie o cardápio! Qual a sua escolha?

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