Home

A Preparação dos Jogadores

O futebol é um esporte que alia resistência, força, coordenação, velocidade, dentre tantos outros aspectos físicos e psicológicos. O jogo é muito dinâmico, onde um gol (feito ou anulado), uma falta não marcada e até a torcida pode mudar o rumo da partida.

No aspecto físico: ainda que dependa muito de arrancadas (média de 60 por partida), corridas e recuperações, o jogador de futebol não é apenas um velocista. Ele tem que aliar o equilíbrio muscular, o condicionamento físico, a capacidade reflexiva e a flexibilidade. São muitos aspectos a serem treinados para garantir que o zagueiro vá conseguir marcar o atacante, que o lateral vai conseguir apoiar o ataque até os 40’ do segundo tempo ou que o centroavante tenha o fôlego para matar o jogo no contra ataque.

De acordo com a posição do jogador (goleiro, zagueiro, atacante, meia, lateral e outras) também são realizados treinos técnicos e específicos para aprimoramento de jogadas. Para o centroavante, é importante treinar a finalização e o cabeceio; para o lateral, o cruzamento; para o meia, o passe, e assim em diante. Claro que o futebol moderno exige que todos tenham a capacidade de apoiar o ataque e auxiliar a defesa, mas cada posição ainda exige um aprimoramento técnico.

Com a Copa, acompanhamos de perto o aspecto psicológico do esporte – o choro do capitão da Seleção Brasileira, Thiago Silva, e da fragilidade emocional dos jogadores brasileiros no jogo contra o Chile, por exemplo. É preciso saber lidar com a pressão da torcida rival, das cobranças do técnico e principalmente com resultados adversos ou favoráveis, que alteram a dinâmica do jogo, e consequentemente, o fator psicológico de todos os jogadores.

Além disso, a rotina dos jogadores é essencialmente similar a de atletas de outras modalidades. Dietas com alimentações reguladas, treinos periódicos, musculação para aprimoramento físico, condicionamento físico, além dos cuidados pós-jogo, como a regeneração muscular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>