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A música influencia o desempenho dos atletas.

Está comprovado que a música pode ser grande aliada a atividades físicas. Ela pode servir para entretenimento ou motivação durante o exercício, especialmente para atividades cíclicas, como corrida, ciclismo e caminhadas, visto que enquanto ouvimos música e praticamos algum exercício, sofremos processos psicofisiológicos, que alteram nosso rendimento.

A música traz distração ao atleta, redirecionando a atenção que seria comum a estímulos não prazerosos, como dores, cansaço e fadiga. Músicas com um ritmo mais acelerado alteram o ritmo das passadas e até a frequência cardíaca, trazendo maior rendimento aos treinos. Sem a música, para muitos, a atividade perde grande parte de seu prazer.

Músicas com um ritmo mais lento também geram efeito, mas o oposto de músicas aceleradas. Atividades de relaxamento e alongamento são ideais com músicas de ritmo mais lento, pois facilitam a recuperação da frequência cardíaca para a média de repouso. Aliar atividades como musculação a músicas com ritmo mais acelerado pode ser arriscado, pois dependendo da intensidade, pode fazer com que ocorra a sincronização inconsciente dos movimentos e das séries ao ritmo da música, atrapalhando o desempenho da pessoa.

No caso de uma corrida, é importante ter várias músicas com o ritmo acelerado, para que a música sirva como catalisador para melhorar o rendimento do atleta. É comum ver jogadores de esportes coletivos, como basquete, vôlei ou futebol, por exemplo, com fones de ouvido ao sair de seus veículos, indo para a quadra/campo, pois as músicas podem ajudar na concentração e na motivação. Os efeitos variam para cada objetivo e atividade, então é importante montar uma playlist que seja condizente ao exercício.

E pra você? A música ajuda bastante na hora dos exercícios? Já tentou montar uma playlist ideal para sua corrida, ou para se concentrar para os jogos? Não deixe de comentar!

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