Home

A importância dos Carboidratos

Todos reconhecem a importância de uma alimentação equilibrada para uma vida saudável. No entanto, diversas pessoas ainda se rendem à ilusão onde você pode cortar certos alimentos para emagrecer, por exemplo. E muitas vezes os carboidratos são considerados os “vilões das dietas”. Mas retirá-los das refeições pode ser um grande erro se você busca emagrecer: quando nossas fontes de glicose caem (encontradas em carboidratos, no caso), nossa fome aumenta, assim como o desejo por alimentos calóricos.

Para manter o controle sobre o apetite, é importante se alimentar em períodos intervalados e em pequenas porções. Após a digestão, os carboidratos se transformam em glicose, que cai na corrente sanguínea. Para os atletas, ela é essencial para a produção de energia e até para a recuperação muscular: eles preservam a massa muscular através do fornecimento de energia aos músculos após a atividade, repondo o estoque de glicogênio do organismo.

No entanto, para quem não pratica exercícios com regularidade, é preciso atenção: se a energia gerada pela glicose não for consumida, ela não precisará ser reposta – então todo carboidrato que você consumir será armazenado como gordura, principalmente na região abdominal, que tem essa predisposição de retenção.

O excesso do consumo de carboidratos eleva a taxa de glicose do corpo e, consequentemente, o peso, enquanto o consumo insuficiente traz prejuízos ao sistema nervoso central, aumentando a fadiga durante um exercício. É importante controlar o consumo dos diversos tipos de carboidratos (os “bons” como frutas, vegetais e arroz integral, ou os “maus”, como pães brancos, açúcar e bolos). A alimentação balanceada garante a energia para seu exercício sem o aumento de gordura!

Qual sua receita favorita com carboidratos? Ela garante uma refeição saudável? Comente e participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>