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A importância das atividades físicas

O título pode até ser clichê, mas é factual. Até pouco tempo atrás a prática de atividades físicas era considerada apenas como lazer, e prática recorrente apenas para crianças e adolescentes. Hoje em dia essa mentalidade teve mudanças bruscas, e os exercícios foram se aliando ao conceito de qualidade de vida, na medida em que os estudos avançaram e comprovaram todos os benefícios. No entanto, por mais que todos conheçam e se sentir bombardeados por essas informações, a prática das atividades físicas não se realiza – principalmente nos grandes centros urbanos; estamos nos tornamos cada vez mais sedentários.

Acha que não tem tempo para os exercícios? Um paradigma quebrado é o de que a atividade física deve ser necessariamente realizada em um período contínuo, quando, na realidade ela pode ser fracionada em períodos diversos ao longo do dia. Por exemplo, ao invés da ideia de reservar 40 minutos do seu dia a uma caminhada, você pode caminhar 4 vezes por 10 minutos, dando voltas no quarteirão, por exemplo.

Os exercícios trazem benefícios para o corpo e para o bem estar! Muitos praticantes de atividades físicas – senão todos – sentem um enorme prazer durante a realização dos exercícios, e sentem grande falta da prática quando param por algum motivo durante um tempo determinado. Esse “vício” consiste na liberação de endorfina durante o exercício físico, provocando um estado de plenitude no atleta que faz uma atividade física específica.

O que praticar? Existem exercícios que se baseiam na movimentação contínua e dinâmica e, na maioria das vezes, prolongados: são os exercícios aeróbicos, como caminhar, nadar, pedalar, andar, dançar ou atividades que obriguem as pessoas a sustentar seu peso corporal enquanto se movimentam. Os exercícios anaeróbicos se baseiam em exercícios de alta intensidade e curta duração, que comtemplem fundamentalmente os músculos, como a corrida de cem metros rasos, saltos, arremesso de peso, musculação, entre outros.

Seja praticando exercícios aeróbicos, anaeróbicos, subindo as escadas ou caminhando: é importante ter a mudança de mentalidade, e adaptar a prática de exercícios físicos na sua rotina, não apenas pelo prazer que a endorfina traz, mas também pela qualidade de vida! Por mais que sejamos bombardeados dessas informações, a alteração da mentalidade é vital na mudança de um estilo de vida para um bem estar pleno.

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