Home

A alegria dos esportes.

O esporte é capaz de proporcionar inúmeros prazeres para seus fãs. Quem torce por um clube sabe o que é a alegria de vencer um clássico ou ver o capitão levantando o caneco de campeão. E, também para quem pratica, o esporte traz um prazer único. Pode ser muito difícil para começar e se adequar a uma rotina de exercícios, mas a prática de exercícios é comprovadamente redutora do estresse e alivia a ansiedade.

A prática regular de exercícios aumenta o nível de neurotransmissores (substâncias químicas liberadas pelos neurônios) como a serotonina, a dopamina e a noradrenalina, produzindo a sensação de relaxamento e bem estar no indivíduo. Melhora o humor, aumenta a autoestima, combate a obesidade, dentre tantos outros benefícios.

A serotonina, um dos principais neurotransmissores produzidos durante uma atividade física, faz parte do mecanismo de ação de diversos antidepressivos. Ou seja, a prática de atividades físicas (por prazer) é um poderoso antidepressivo. Baixos níveis de dopamina, que é liberada durante atividades físicas, causam maior dependência de nicotina, por exemplo. A nicotina é responsável pela sensação de prazer maior para os tabagistas, que libera a dopamina no organismo.

Casos de anorexia e bulimia estão relacionados à falta de noradrenalina e de serotonina no organismo, em uma alteração neuroquímica cerebral. Ambos são liberados durante atividades aeróbicas. Exercícios são potentes liberadores de endorfina, ligados à gênese do bem-estar e do prazer. O importante de se ressaltar é que a endorfina e todos os outros neurotransmissores são liberados quando o indivíduo realiza uma atividade agradável, que ele goste de realizar.

A prática de esportes se demonstra muito efetiva no combate a diversas doenças, melhora a forma física, humor e aumenta a autoestima. Qual a sua atividade liberadora desses neurotransmissores? Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>