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Guia prático para a folia!

 


Fevereiro chegou com tudo e trouxe o carnaval. Uma das festas mais esperadas do ano inteiro no Brasil promete embalar muita gente no clima de folia. Mas, como resistir a, pelo menos, quatro dias de batuque sem arriar na quarta-feira, nem comprometer a saúde nos dias seguintes? Preparamos um guia prático de sobrevivência para os foliões e folias. Acompanhe e se divirta!

O que comer. Pular de barriga vazia, não há quem aguente. Por isso, trate de se alimentar corretamente antes de entrar no bloco. Alimentos leves, nutritivos e de fácil digestão. Monte seu prato com hortaliças, elas contém bastante água, vitaminas e minerais. Não esqueça os carboidratos. Eles são essenciais para fornecer energia ao corpo durante os picos de folia. O ideal é se alimentar a cada três horas.

Seja nas praias, nas ladeiras ou nos sambódromos, lanches naturais são a melhor pedida. Se possível, leve uma bolsinha térmica com sanduíches naturais, frutas ou iogurtes. Mas se onde você estiver não for viável carregar a própria comida, opte por picolés de frutas, castanhas de caju, pipocas ou milhos verdes.

O que não comer. Frituras, nem pensar. Evite-as ao máximo. Os alimentos gordurosos e pesados podem causar sonolência, azia, intoxicações e ainda aumentam a quantidade de radicais livres no organismo. Também os pratos com excesso de sal. Eles retêm líquido e aumentam a pressão arterial, dores de cabeça e fadiga. Fique de olho nos petiscos.

Água. Você vai precisar ingerir mais água do que de costume. Sol, calor e muito esforço físico exigem mais atenção na hora de hidratar o corpo. E a melhor opção para a questão é fracionar os copos ao longo do dia. Também inclua sucos, isotônicos – desde que consumidos moderadamente – e água de coco na sua dieta.

Álcool. Ressacas podem ser evitadas. Modere na quantidade de bebidas alcoólicas, alterne as cervejas, caipirinhas, caipiroscas e o que mais consumir com copos de água. Mas, se em meio à farra você deixar esse conselho de lado e a dor de cabeça chegar no dia seguinte, beba bastante líquido. Águas de coco são muito indicadas. Sucos naturais também. No entanto, evite bebidas industrializadas, como sucos enlatados e refrigerantes, que são ricos em sódio e dificultam a reposição hídrica nas células.

Filtro solar sempre. Antes mesmo de sair de casa, aplique o bloqueador de acordo com seu tom de pele e o fator de proteção solar (FPS). E lembre-se de levá-lo com você todos os dias de festa, reaplicando sempre a cada duas horas, também após mergulhar no mar ou suar a camisa. Passada a longa exposição, invista nos hidratantes corporais para auxiliar na recuperação da pele. Assim, quando o carnaval acabar, vão restar boas lembranças e nenhuma queimadura solar.

Fantasias. Carnaval te dá a chance de vestir aquelas roupas para lá de especiais, que só se usa uma vez por ano. Plumas, sapatos, tecidos exagerados, tudo vale na brincadeira. Porém, é preciso lembrar que as vestimentas devem ser leves, para não causar mal-estar por conta do calor ou tumulto dos bailes. Calçados confortáveis também são fundamentais. Evite dores nos pés, bolhas, calões e até mesmo danos mais sérios como desvios na coluna, tendo um bom par nos pés.

Recarregando as energias. Durante todos os dias de folia, uma boa noite de sono é fundamental. Não sobrecarregue seu organismo, respeite seus limites e aproveite melhor cada momento da festança. Oito horas de descanso são suficientes para repor as energias da maioria dos brasileiros.

Aproveite o período e o começo da manhã para beber líquidos, ingerir alimentos de cor verde-escura ou em tons alaranjados, que auxiliam na recuperação das forças para embarcar no dia seguinte.

Quarta-feira ingrata. Fim do carnaval, volta à rotina. Essa readaptação nem sempre é uma tarefa fácil. Mas pode ser menos traumática do que de costume, se você adotar algumas atitudes nos dias que se seguem.

Uma delas é investir na alimentação. Quanto mais natural, melhor. Existem algumas dietas desintoxicantes, com base em frutas, verduras, cereais integrais, e muita água. Mas fuja das dietas milagrosas, procure a orientação de um nutricionista para alcançar bons resultados de forma saudável.

Dê mais atenção aos seus horários de dormir, também aos intervalos entre as refeições. Respeite seu tempo biológico. Com os cuidados certos, dá pra aproveitar melhor todos os minutos da animação e não perder o passo quando a folia acabar!

 

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