Home

Esteira, bicicleta ou transport?

 


Mesmo quem não é frequentador assíduo de academia conhece a esteira e a bicicleta – dois equipamentos famosos e tradicionais. Quem já malhou algumas vezes ou tem mais familiaridade com o mundo fitness certamente já ouviu falar do transport, também conhecido como elíptico, pois, como o nome indica, os seus pedais fazem um movimento em forma de elipse. É uma espécie de caminhada sem impacto. Mas, será que você sabe dizer, entre esses três aparelhos, qual o mais eficiente para a queima de calorias?

Acertou quem disse (ou pensou) na esteira. E a explicação é simples: ela envolve mais grupos musculares do que os outros dois e ainda possibilita a variação de velocidade e inclinação, tornando o treino mais elaborado. Estudos mostram que a esteira é capaz de queimar até 36% a mais de gordura do que um exercício contínuo e forte. Mas o impacto provocado por esse tipo de atividade pode ser um problema para quem tem dores ou já sofreu alguma lesão na coluna, nos joelhos ou nos tornozelos ou está muito acima do peso. Nessas situações, os outros dois aparelhos são mais indicados.

O transport é mais vantajoso para quem já tem um preparo físico bom. Se a ideia é deixar a barriga, os glúteos e as coxas firmes, ele ganha disparado da esteira e bicicleta, pois envolve os braços, as pernas e o abdômen. E o aparelho ainda permite que o movimento seja feito para trás, o que ajuda a torrar mais calorias, pois o corpo precisa se esforçar mais para se adaptar a essa atividade. Uma pesquisa americana mostrou que andar ao contrário ainda reduz as dores na lombar.

Já a bicicleta ergométrica é a mais indicada aos sedentários, as pessoas com problemas nas articulações e as grávidas que não têm o costume de praticar outros tipos de atividade física. Esse tipo de exercício pode ficar mais eficaz se a pessoa não pedalar com o corpo apoiado sobre o guidão. A também oferece outros benefícios: trabalha bastante os músculos inferiores do abdômen, as coxas e as panturrilhas.

Confira roupas de grandes marcas com descontos de até 60%!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>