Home

Barriguinha dos 40 anos: como evitar?


Rotinas estressantes, repleta de compromissos de trabalho e de estudo, fazem com que as pessoas tenham cada vez menos tempo para se exercitarem. Além disso, a pressa do dia a dia também nos estimula a optar por refeições fora de hora na rua, com alimentos ricos em calorias. O resultado? Excesso de gordura na região abdominal, notada principalmente entre homens e mulheres acima dos 40 anos de idade.

Se você acha que o problema se limita apenas à estética, engana-se. Conforme estudiosos, o excesso de peso na cintura eleva os riscos de doenças cardíacas, derrames, alguns tipos de câncer e diabetes tipo 2, pois o acúmulo de gordura na barriga faz com que as artérias se estreitem.

Mas como prevenir a barriguinha dos 40? Isso não é segredo: mantendo-se ativo e reduzindo consumo de calorias. Pesquisadores de universidades do Reino Unido aconselham a adoção de estilo de vida mais saudável, com noites bem dormidas e repletas de atividades aeróbicas de alto gasto de energia e de atividades que exercitam a mente, como tai chi chuan e ioga.

Uma dieta balanceada, rica em vegetais frescos e pobre em açúcar e gorduras também é um ponto importante para quem quer manter a medida recomendada da cintura que, segundo especialistas, deve corresponder a menos da metade da altura. Por exemplo, um homem de 1,82 m de altura deve ter uma cintura menor que 91 cm; uma mulher de 1,62 m não deve ter cintura maior do que 81 cm.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>