Home

Londres se despede e dá boas-vindas ao Rio


Agora é com o Rio de Janeiro! O encerramento dos Jogos de Londres, na noite desse domingo, marcou oficialmente a “passagem do bastão” para a Cidade Maravilhosa. As Olimpíadas, agora, pertencem ao Brasil, com todas as alegrias e responsabilidades que a realização de um acontecimento desse porte traz. São quatro anos para investir em infraestrutura, obras de grande porte, no desempenho dos atletas e planejar uma grande festa. Quem aí já está ansioso?

Durante a cerimônia de encerramento, ontem, a cultura verde e amarela foi representada através do samba no pé, do sincretismo religioso, da mistura de culturas explicitada numa dança indígena e na música “Maracatu Atômico”, clássico de Chico Science. O palco se transformou numa réplica do calçadão de Copacabana, onde, ao som de “Aquele Abraço”, de Gilberto Gil, capoeiristas e passistas evoluíram abrindo alas para um dos maiores ícones do futebol: Pelé. Samba, ginga e futebol, o nosso cartão postal para representar a cidade-sede das próximas Olimpíadas.

A meta do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para 2016 é que o país apareça entre os dez primeiros colocados na classificação geral – vale lembrar que encerramos os Jogos de Londres na 22ª colocação no quadro de medalhas. Para que isso aconteça, a entidade promete “apertar o passo”: o comitê irá analisar esporte por esporte, e verificar onde foi bem e os pontos que precisam ser melhorados para um bom desempenho no Rio. Apesar das surpresas com o judô feminino e o recorde absoluto do boxe, outros esportes como atletismo, natação, vela, ginástica, basquete, futebol feminino e handebol masculino aparecem como alerta para os Jogos do Rio.

Quando o assunto é construção, ainda há uma longa lista de obrigações para cumprir, mas as principais obras estão em andamento. O Parque Olímpico, por exemplo, está sendo construído numa área de 1,18 milhão de metros quadrados na região da Barra da Tijuca. No quesito infraestrutura, a linha 4 do metrô e a renovação do Porto também estão com o cronograma dentro do previsto. A linha de ônibus de trânsito rápido começou a ser construída. Outra boa notícia foi o financiamento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Porto, que também foi assegurado.

Enquanto a maioria das obras está em execução, a organização do evento comemora algumas que já foram concluídas. No início deste ano, a Cidade Maravilhosa entregou o novo sambódromo, local onde acontecerá a largada e a chegada das maratonas masculina e feminina, além das provas de tiro com arco. Então, que venha o Rio 2016!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>