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Exercícios físicos ajudam na saciedade

Você luta contra a balança e quer mais um motivo para se exercitar? Além de queimar calorias e garantir bem estar, um estudo da Universidade de Campinas (Unicamp) mostrou que quem faz atividades físicas regularmente tem mais facilidade para resistir aos impulsos de atacar a despensa atrás de guloseimas.

Se por um lado existe o argumento de que a prática de atividade física gera uma fome exagerada, devido à necessidade de repor as energias que a pessoa gastou, os estudiosos apontam outra tendência. Eles garantem que os exercícios aumentam a saciedade e são coadjuvantes no controle do peso.

Na pesquisa, roedores foram submetidos a exercícios físicos. Os estudiosos detectaram a liberação de interleucina-6, substância produzida pelos músculos que é levada pelo sangue ao hipotálamo (centro da saciedade no cérebro), onde se une aos hormônios responsáveis pela redução da ingestão de alimentos e pelo aumento de gasto de energia. A interleucina-6 faz com que o cérebro fique mais sensível à ação desses hormônios.

Assim, a tendência é que a sensação de saciedade aumente gradativamente, principalmente para aqueles que praticam atividades físicas moderadas (40% do esforço máximo) ou intensas (80% do esforço máximo) como parte da rotina. E aqueles que sentem fome “fora de hora” tenham maior controle sobre o apetite.

Em entrevista à Revista Saúde, James Stubbs, especialista em prevenção de ganho de peso, explicou que “o problema é que muita gente vai à academia e pensa que está consumindo muito mais energia do que de fato está. Daí o abuso, que põe tudo a perder”. O importante é balancear e selecionar alimentos saudáveis na hora de repor as energias, sem exageros.

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