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Exercício no frio queima até 30% mais calorias


Vencer a preguiça no inverno pode ter mais compensações do que se imagina. Segundo pesquisa do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), órgão ligado à Secretaria estadual de Saúde de São Paulo, fazer atividades físicas no frio tornam as queimas de calorias 30% maiores. Isto porque o clima mais ameno leva o corpo a queimar mais calorias para manter-se aquecido. O inverno, quem diria, pode ser um bom aliado!

Outro motivo está na vontade de comer. Além do chocolate quente, fica difícil resistir às sopas, fondue e outros alimentos com grande quantidade de gordura. A fome aumenta porque, para manter a temperatura básica do organismo, o metabolismo precisa acelerar o seu funcionamento. Quanto maior a sensação de frio, maior a fome. Daí, manter os exercícios em dias previne ainda as gordurinhas indesejadas.

Além de ser saudável, a prática de atividades torna o coração menos vulnerável a doenças crônicas e aumenta a resistência. É importante ressaltar que os resultados variam de acordo com a frequência e intensidade do exercício que será realizado. Lembrando sempre da importância do alongamento, que podem evitar lesões musculares mais graves e, principalmente, de fazer uma alimentação balanceada.

Abandone as cobertas e confira algumas dicas para se exercitar no frio:

- Antes de começar, alongue-se! O corpo em repouso leva mais tempo para atingir a temperatura ideal para a atividade física, por isso é importante aquecer e alongar;

-Passe protetor solar, caso vá fazer ao ar livre (mesmo no inverno os raios UVA estão presentes);

- Escolha roupas leves, como calça e casaco de moletom. Mesmo que esteja frio, não é aconselhável abafar o corpo, isso elimina demasiadamente os sais minerais;

- Beba bastante água antes e depois de fazer exercício, pois, assim como no verão, o corpo perde líquido através da transpiração.

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