Home

Brasil quer 7ª colocação nos Jogos Paraolímpicos

(Foto: Kirsty Wigglesworth / AE)

A quatro dias do início dos Jogos Paraolímpicos de Londres, mais de quatro mil atletas, de 166 países diferentes, participarão da competição com o maior número de esportistas com necessidades especiais da história. Nesta edição, temos um motivo a mais para comemorar: os Jogos terão o maior número de mulheres na disputa por uma medalha dourada. Serão 1.513 competidoras nas 20 modalidades.

Entre os esportes que farão parte dos Jogos, teremos atletismo, basquete, judô, natação, remo, vela adaptada, tiro esportivo, tênis, vôlei e halterofilismo. Há ainda modalidades curiosas como a bocha, um esporte jogado entre duas pessoas ou duas equipes, sendo quatro bolas para cada equipe, e o goalball, um jogo praticado por atletas cegos ou de pouca visão, em que o objetivo é arremessar uma bola sonora com as mãos no gol do adversário.

O Brasil, que na última edição, em Pequim-2008, ficou em 32º lugar no quadro de medalhas, participará dos Jogos com uma comissão formada por 319 pessoas sendo 182 atletas (115 homens e 67 mulheres). Agora, a meta da delegação brasileira paraolímpica, é alcançar o sétimo lugar na colocação geral. Entre as atletas que irão representar o País, está a velocista Viviane Soares, com 16 anos, e a mesa tenista Maria Luiza Passos, mais experiente, com 61.

O espetáculo da abertura, batizado de O Iluminismo, contará com a participação de três mil voluntários, mais de 100 crianças e 100 artistas profissionais. O início do espetáculo está marcado para as 19h30 (15h30 de Brasília) do dia 29. Haverá uma apresentação aérea de pilotos com deficiências. Há quatro anos, em Pequim, foram quebrados 279 recordes mundiais acompanhados por mais de 3,8 bilhões de expectadores no mundo inteiro e mais de 3,44 milhões de torcedores, que lotaram as arenas de competição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>