Home

Anjos da guarda de Sarah Menezes

Foto: Jonne Roriz/Agência Estado

A ouro inédito do judô feminino na categoria até 48kg teve a piauiense Sarah Menezes como a protagonista principal. Ela calculou os movimentos, usou a melhor estratégia no tatame e derrotou, no último sábado, a romena Alina Dumitru, campeã olímpica em Pequim. Sem a preparação – física e mental -, no entanto, Sarah dificilmente teria alcançado o lugar mais alto do pódio. O reconhecimento pela conquista do ouro, ela divide com a técnica Rosicléia Campos e a psicóloga Luciana Castelo Branco, dois verdadeiros anjos da guarda.

Rosi, como é conhecida a técnica carioca de 43 anos, alerta em alto e bom som seus comandados sobre o posicionamento das pernas ou das mãos. Já Luciana acompanha Sarah desde 2009, depois que a judoca perdeu na estreia das Olimpíadas de Pequim. Ao comemorar a vitória em Londres, Sarah fez questão de agradecer não apenas aos familiares, mas também à técnica e à psicóloga. “Foi fundamental na minha cabeça, graças a Luciana, minha psicóloga, que me ajudou muito. Tive duas coisas na hora da luta: uma tranquilidade muito grande e ao mesmo tempo uma raça e uma grande vontade de ganhar”, afirmou, em entrevista ao SporTV.

Hoje consagrada na história do judô feminino do Brasil, Sarah começou a lutar aos nove anos de idade, mas encarava tudo como uma brincadeira. Até que, Pequim e outras competições serviram como um pontapé inicial para atleta começasse a sonhar com um pódio olímpico. Para isto, ela precisou driblar o preconceito dos próprios pais, que consideravam este esporte masculino. A conquista do ouro em Londres, é uma vitória de toda a equipe.

O judô feminino ainda seguirá em busca de medalhas em Londres. Na categoria até 57Kg, teremos a judoca Rafaela Silva;Érika Miranda (até 52kg), Mariana Silva (até 63kg), Maria Portela (até 70kg), Mayra Aguiar (até 78kg) e Maria Suelen (acima de 78kg). Estamos na torcida pela medalha, judocas!

(Com informações da Agência Estado)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>