Home

Tiro esportivo também é coisa de mulher

Entre as várias medalhas inéditas conquistadas pelos brasileiros nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara – no remo feminino, ginástica masculina em equipe, lançamento de discos, entre outras -, a de Ana Luiza Mello Ferrão, no tiro esportivo, tem um sabor especial. Ela atingiu um feito que, sem dúvida, enche de orgulho todas as mulheres do planeta, independente da nacionalidade. Ana Luiza entrou para a história do tiro esportivo como a primeira mulher a alcançar uma medalha de ouro na modalidade.

Crédito: Wander Roberto / Inovafoto / COB

Diante das dificuldades, como pouca falta de incentivo e o estigma de sexo frágil, principalmente no tiro esportivo, Ana Luiza chegou ao Pan 2011 para provar exatamente o contrário e mostrar sua força. Carioca, de 37 anos, ela é professora de biologia no Colégio Militar e também major do Exército. E, claro, uma atiradora experiente. Ela já competiu em sete edições dos Jogos Mundiais Militares. No ano passado, ficou em terceiro lugar e já garantiu a vaga para as Olimpíadas de Londres.

E tudo isso teve início de uma forma despretensiosa, bem diferente da maioria dos esportistas. Aos 25 anos – idade considerada tarde para se ingressar profissionalmente num esporte – Ana Luiza começou a praticar o tiro em um curso de defesa, obrigatório nas Forças Armadas. Em 1997, conheceu Volney Meloque, também do Exército e campeão de tiro, com quem Ana se casou. Encontrou ali o empurrãozinho que precisava, e, desde então, a atleta treina seis horas por dia.

“A gente luta por patrocínio e os empresários não têm muito interesse, porque muita gente considera o esporte violento” disse Ana à revista Época. “Espero que minha medalha incentive minhas colegas atiradoras e que elas engrossem nossa confederação.” Além da medalha dourada, Ana Luiza bateu também o recorde na competição. Agora, espera poder realizar seus dois outros sonhos: trazer a medalha olímpica e ser mãe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>