Home

Filé de peixe ao molho de leite de coco e pimentões com purê de banana da terra

Existe o termo “peixólatra”? Se existir, eu me candidato a ele. Adoro peixe, nos mais variados preparos: cru, assado, cozido, fritinho… quem resiste a um peixinho bem feito?

O problema de consumir peixe é que ele deve ser o mais fresco possível, de preferência, retirado das mãos do peixeiro e preparado em pouco tempo, com o menor tempo de transporte e conservação possível. Essa conservação, por ser um alimento altamente perecível, tem de ser bem cuidadosa: mantenha sempre o peixe recém-comprado em gelo, mesmo guardado em geladeira.

Por essa dificuldade de transporte e conservação, costumo consumir muito pouco peixe em casa. Mas sempre que posso opto pelo consumo de peixe em restaurantes que confio, por servirem produtos de boa procedência e preparo cuidadoso.

Essa sugestão é bem caseira, como costumam ser as nossas receitinhas, e fiquei matutando na criação de um bom nome para ela. Para mim, é “quase uma moqueca”, porque alguns ingredientes são comuns a essa receita, como leite de coco, pimentões, cebolas. Então, se vocês tiverem um nome que a descreva melhor, vou ficar feliz. Por enquanto, vamos ficar com esse peixinho ao molho de leite de coco à minha moda?

- ½ pimentão fatiado em fatias finas

- ½ cebola fatiada em fatias finas

- 2 colheres (sopa) de azeite comum

- 2 filés de merluza (o tipo de peixe pode variar – adapte o preparo ao peixe escolhido. Um bom conselheiro sobre o tempo e modo de preparo é um peixeiro de confiança. Pergunte a ele, esse profissional sabe tudo sobre todos os preparos e sugerem receitas ótimas!) Tenha em mente uma regra básica: o melhor peixe é o “do dia”. O mais fresco, de boa procedência, tenro, sem cheiro forte.   

- 100 ml (aproximadamente) de leite de coco

- sal e pimenta para temperar, cebolinha fatiada para decorar.

Tempere os filés de peixe com sal e pimenta do reino, apenas. Reserve. Aqueça uma frigideira com o azeite e leve as cebolas e os pimentões para refogar, até as cebolas ficarem bem douradas. Retire da frigideira e reserve. Na mesma frigideira, disponha os filés de peixe, para dourarem levemente. Como são muito delicados, vire-os com cuidado, mas evite mexer, porque eles podem se desmanchar. Junte o leite de coco e deixe ferver até apurar. O preparo do peixe não deve demorar muito, para que ele fique cozido, mas ainda tenro, mantendo suas propriedades.

Na montagem do prato, disponha os filés de peixe prontos, cubra com o molho que sobrar na frigideira e coloque sobre eles o pimentão e a cebola refogados.

À parte, prepare o purê de bananas, receita da chef de cozinha Mara Salles:

- 2 bananas da terra maduras

- leite morno para dar o ponto (entre 150 a 200 ml)

Corte as extremidades das bananas (com as cascas). Leve para cozinhar imersas em água fervente. Espere que elas se rachem. Ainda quentes, descasque-as e bata-as no liquidificador adicionando leite morno na quantidade necessária para dar o ponto de um purê espesso e aveludado. Sirva como acompanhamento do peixe.

Fica delicioso!

Um beijo e até a semana que vem! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>