Home

Para emagrecer: Hidro ou Natação?

Qual atividade é mais eficiente para emagrecer: hidroginástica ou natação?

Ambas promovem aumento da flexibilidade, do tônus muscular (por trabalhar grupos musculares agonistas e antagonistas em virtude da manutenção do equilíbrio corporal no meio líquido), como também desenvolvem o condicionamento cardiovascular.

No entanto, existem peculiaridades na Hidro que fazem dela a opção mais indicada em casos de emagrecimento.

São elas:

a água inibe a sensação de fadiga e o desconforto da transpiração que ocorrem em atividades fora da piscina.
o uso de acessórios tipo prancha, bóia, caneleira, halteres, nadadeira e bola, aumentam o gasto calórico durante as aulas e trabalham todos os segmentos musculares de forma harmoniosa.
é atividade aeróbia de baixo impacto e considerável gasto calórico sendo bem orientada. Fatores que contribuem são: a velocidade, amplitude e força nos movimentos. Quanto mais rápido e mais amplo forem os movimentos, maior será o gasto calórico.
é mais tranqüilo de acompanhar e manter a FC ( freqüência cardíaca ) na Zona Alvo durante a aula e intensificar os movimentos se necessário.
a passagem da água pelos membros, durante a atividade, causa efeito similar a hidromassagem, o que favorece o retorno venoso e drenagem linfática. Sendo de uma ajuda imensa no combate a celulite meninas.

Na natação, por sua vez, 70% do esforço no estilo crawl é feito pelos membros superiores. Os membros inferiores atuam apenas na manutenção da estabilidade corporal. No nado de peito temos a proporção de 55% para braços e 45% do esforço sendo feito pelas pernas. Portanto, na natação, geralmente a sobrecarga de esforço recai sobre os braços. Obviamente que fazendo uso de pé-de-pato é possível aumentar a exigência das pernas, mas não equivale ao esforço feito pelos braços.

Também na natação há um paradoxo: quanto melhor for sua técnica de nado, menor é o gasto energético.

Por esses motivos e pela experiência em acompanhar os resultados de alunos, indico a hidroginástica a quem precisa queimar calorias.

2 comentários para Para emagrecer: Hidro ou Natação?
  1. a materia foi muito importante para mim me ajudou a tomar uma decisa

  2. Daianny disse:

    Muito interessante e esclarecedora! Se é para emagrecer realmente faz todo sentido a hidroginastica ser mais eficiente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>