Home

Esporte seguro? Use monitor cardíaco!

Aos apaixonados por esporte segue uma dica para praticar com segurança: a frequência cardíaca (FC) é um dos indicadores fisiológicos mais importantes que demonstra como nosso sistema cardiovascular reage ao decorrer da prática esportiva.

Diversos fenômenos metabólicos sucedem no corpo humano durante o exercício, provocando reações orgânicas diferenciadas conforme a intensidade do esporte. E a forma mais prática e comprovada de medir o nível de esforço é monitorar a FC.

Conhecendo suas “zonas alvo” e acompanhando-as através do monitor cardíaco é possível permanecer nos níveis de intensidade mais seguros e adequados aos objetivos de condicionamento, reabilitação ou aumento do desempenho físico. Saiba aqui como calcular sua zona alvo.

Os modelos vão desde os simples, aos mais completos.

Praticantes sem metas rigorosas e que apenas desejam monitorar a FC durante a academia, corrida, caminhada ou natação, modelos com funções básicas são mais indicados.

Olhem que meigos esses modelos da Speedo:

Funções:

Luz, alarme na zona limite, zona cardíaca atual, zona de treinamento programável, frequência média, consumo calórico, leitura de frequência cardíaca em BPM (Batimento Por Minuto) e em %, alerta sonoro de zona alvo.

Aos aficionados por adrenalina, que buscam ultrapassar seus limites e treinam em ambientes externos, sem pessoal de apoio próximo ou mesmo para atletas que necessitam acompanhar a mais de perto a evolução do condicionamento físico, recomenda-se a escolha de um monitor que lhe facilite a vida.

Vejam só esse Polar RS300X SD, como exemplo:

Funções:

Além das funções anteriores, ele apresenta luz noturna, 03 zonas-alvo programaveis com alarme sonoro e visual, tempo na zona alvo (dentro/acima/abaixo), 99 laps com frequência cardíaca máxima e média, 03 timers, função de recuperação, FC média em cada lap (volta), tempo total de treinamento e FC média e máxima do período total de treinamento.

Define a zona alvo através de um teste prescrito pelo próprio monitor. Armazena suas informações pessoais (peso, altura, idade, sexo, nível de atividade, FC máxima, captação máxima de oxigênio). Calcula corretamente seu VO2 máximo.

Registra o consumo de calorias durante o exercício. Consumo de calorias dentro de um determinado período. Tem transmissão codificada, sendo compatível com Sensor GPS G1 Polar, Sensor Pedômetro S1 Polar e Polar Flowlink (acessório para transferências de dados para o computador).

Escolha o seu e pratique esporte com segurança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>