Home

Abobrinhas em duas versões deliciosas

Essa semana, encontrei abobrinhas muito lindas na quitanda que costumo frequentar perto da minha casa… e não resisti. Preparei para a gente duas versões sobre o mesmo tema, uma receitinha rápida e versátil que serve como entrada e um espaguete, que além de muito saudável, fará bonito como prato principal! Vamos a elas:

Abobrinha enroladinha

1 abobrinha (tipo italiana)
100g de peito de peru fatiado
100g de queijo minas cortado em fatias finas ou ralado
Sal, pimenta do reino moída na hora e azeite extra-virgem para temperar

Fatie a abobrinha em tiras finas, com a casca, no sentido do comprimento. Leve-as numa frigideira ou grelha levemente untada com azeite até que fiquem macias, até o ponto em que elas possam ser enroladas sem quebrar.

Retire do fogo, tempere com sal e pimenta e recheie com o peito de peru e o queijo e enrole. Espete um palito no meio para que o enroladinho não se solte e regue com azeite. Leve ao forno bem quente (220oC) até dourar levemente e aquecer o queijo. Sirva imediatamente.

Ficam uma delícia!

Linguine e abobrinhas

A outra opção para quando você encontrar abobrinhas lindas soltinhas por aí é essa massa rápida e ligeira… e deliciosa. Para quatro porções, você vai precisar de:

400g de macarrão do tipo linguine ou espaguete
1 abobrinha (tipo italiana)
1 pimentão sem pele e sem sementes
300g de lombo de porco desfiado (ou outra proteína de sua preferência, como frango, carne magra, bacalhau)
2 dentes de alho picados
40ml de azeite
Sal e pimenta para temperar
Queijo branco em pedacinhos para finalizar

Corte a abobrinha no sentido do comprimento, em fatias bem finas, quase da grossura do macarrão. Tecnicamente, esse corte é chamado de “julienne”. A intenção é fazer com que as fatias finas de abobrinha se confundam com o formato da própria massa, que é também achatadinha.

Coloque o pimentão sobre a chama do fogão até que fique bem escuro, coloque-o dentro de um saco plástico por alguns minutos e depois lave-o bem, retirando toda a pele. Abra o pimentão, retire as sementes e corte-o também na mesma grossura da abobrinha.

Cozinhe bem o lombo de porco, até o ponto em que a carne possa ser desfiada. Essa opção pode ser substituída por outra proteína de sua preferência, pois a abobrinha é um ingrediente “coringa” e combina bem com vários ingredientes. Aproveitei um pouco de lombo, que já estava pronto, mas essa receita também ficaria boa com frango ou até bacalhau.

Cozinhe o macarrão e reserve. Aqueça o azeite, doure o alho e acrescente a abobrinha, os pimentões e o lombo até que as abobrinhas fiquem macias, mas ainda tenras. Incorpore o macarrão, tempere com sal e pimenta e sirva imediatamente.

Para finalizar, salpique queijo branco ralado ou cortado em pedaços pequenos. E espere os elogios, porque eles virão, com certeza! ;)

Um beijo e até semana que vem!

Deh

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>