Home

O Camisa 10 do Penta se despede.


Aos 41 anos, Rivaldo, um dos líderes da seleção Brasileira na campanha do Penta em 2002, se despede dos gramados após uma longa carreira vitoriosa. Marcado como um camisa 10 clássico, era habilidoso, passes de qualidade e ótima visão de jogo. Foi vitorioso em campanhas na Seleção, no Palmeiras e no Barcelona, se tornou um ícone e ídolo para uma geração de atletas que viram o craque em ação.

Em clubes, Rivaldo apareceu para o futebol nas categorias de base do Santa Cruz, e então foi negociado para o Mogi Mirim – SP. Após uma campanha que levou ao título do Paulista A-2, foi contratado pelo Corinthians em uma passagem sem muito destaque. Logo depois foi contratado pelo rival Palmeiras – onde viveu uma grande fase. Jogando ao lado de craques do clube alviverde como Edmundo, Evair e Zinho conquistou o Campeonato Brasileiro de 1994 e o Paulista de 1996 com Djalminha e Muller.

Após o Palmeiras, Rivaldo foi para o La Coruña, na Espanha. Ajudou o clube na temporada 1996-1997 a chegar à terceira colocação do Espanhol, e foi contratado na temporada seguinte pelo Barcelona, onde viveu o auge de sua carreira: conquistou o Campeonato Espanhol duas vezes, uma Copa do Rei, além de ter sido eleito o melhor jogador da FIFA, em 1999.

Pela Seleção Brasileira, estreou em 1993 em um amistoso contra o México, com o gol da vitória. Ficou de fora da Copa de 1994, mas conquistou uma medalha de bronze nas Olimpíadas de Atlanta em 1996; conquistou a Copa das Confederações em 1997, participou da Copa do Mundo em 1998 e da Copa América de 1999. Sua consagração viria em 2002, como camisa 10 de uma Seleção que contava com Ronaldo, Roberto Carlos, Cafu, entre tantas outras estrelas.

A sequência pós-título de 2002 não foi de muito sucesso para o atleta: passou por diversos clubes sem se firmar efetivamente em nenhum deles. Milan, Olympiacos, AEK Atenas, Cruzeiro, São Paulo, São Caetano, dentre tantos outros. Terminou sua carreira no Mogi Mirim, clube do qual é presidente, e onde iniciou sua carreira.

Todo apaixonado por futebol vai lembrar com muito carinho de Rivaldo, de golaços e lances protagonizados pelo camisa 10. Qual o momento ou gol mais marcante da carreira de Rivaldo que você se lembra? Não deixe de comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>