Home

Os times de Futebol mais antigos do Brasil

Há quem diga que quem não tem experiência não tem nada. De fato, as habilidades adquiridas ao longo dos anos nos dá a sabedoria necessária para enfrentar os grandes obstáculos da vida. Mas será que a regra é a mesma para os times de futebol? Conheça agora os 10 times mais velhos do Brasil e tire as suas conclusões.

As datas utilizadas nesta lista serão dos dias em que os times fizeram suas primeiras partidas de futebol, pois muitos clubes surgiram para a prática de outros esportes, como por exemplo, o remo, e só depois introduziram o futebol às suas atividades.

Em 1° lugar vem o Sport Clube Rio Grande, do Rio Grande do Sul. Por ser o clube mais antigo do Brasil, o dia da sua fundação, 19/06/1900, foi escolhido pela CBF como o Dia Nacional do Futebol. Atualmente, o Rio Grande disputa a segunda divisão do Campeonato Gaúcho.

O 2° time mais velho do Brasil está em plena forma e atualmente ocupa o 6° lugar no Campeonato Brasileiro. Trata-se do Vitória, que foi fundado no dia 13/05/1899, mas o futebol só foi introduzido no clube em 22/05/1901.

A medalha de bronze de hoje vai para outro time gaúcho, o Esporte Clube 14 de Julho, que, obviamente, teve sua fundação no dia 14/07/1902, o clube atualmente disputa a terceirona do Gauchão. Em 4° geral, e 1° do Rio de Janeiro, vem o Fluminense, que foi fundado em 21/07/1902, apenas alguns dias depois do 14 de Julho. Em 5° lugar vem o Grêmio, fundado em 15/09/1903, em Porto Alegre, o time é o 3° do Rio Grande do Sul na lista de hoje.

O ano de 1904 foi, sem dúvidas, muito bom para o futebol carioca, pois nada menos que 3 clubes foram fundados: Bangu, Botafogo e América, que fazem aniversário, respectivamente nos dias 17/04, 18/08 e 18/09. O Botafogo porém, foi fundado antes, em 01/07/1894, mas não contemplava o esporte que hoje é a paixão nacional.

Em 9° lugar vem o 1° time de Pernambuco, o Sport Clube do Recife, que foi fundado em 13/05/1905. Atualmente, o Sport disputa a Série B do Brasileirão. O Náutico, seu maior rival, foi fundado antes, em 1901, mas o futebol não era praticado nas dependências do clube até o ano de 1909.

Fechando a lista de hoje, vem o Esporte Clube Ypiranga, fundado em Salvador, no dia 07/09/1906. O segundo clube mais velho da Bahia, hoje em dia, disputa a segunda divisão do campeonato estadual.

Deu pra notar que nem todos os clubes mais antigos do Brasil se mantiveram firmes até hoje. Para você, o que fez com que estes times centenários caíssem no futebol? Concorrência? Má administração? Deixe o seu comentário e participe!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>