Home

Os times de Futebol mais antigos do Brasil

Há quem diga que quem não tem experiência não tem nada. De fato, as habilidades adquiridas ao longo dos anos nos dá a sabedoria necessária para enfrentar os grandes obstáculos da vida. Mas será que a regra é a mesma para os times de futebol? Conheça agora os 10 times mais velhos do Brasil e tire as suas conclusões.

As datas utilizadas nesta lista serão dos dias em que os times fizeram suas primeiras partidas de futebol, pois muitos clubes surgiram para a prática de outros esportes, como por exemplo, o remo, e só depois introduziram o futebol às suas atividades.

Em 1° lugar vem o Sport Clube Rio Grande, do Rio Grande do Sul. Por ser o clube mais antigo do Brasil, o dia da sua fundação, 19/06/1900, foi escolhido pela CBF como o Dia Nacional do Futebol. Atualmente, o Rio Grande disputa a segunda divisão do Campeonato Gaúcho.

O 2° time mais velho do Brasil está em plena forma e atualmente ocupa o 6° lugar no Campeonato Brasileiro. Trata-se do Vitória, que foi fundado no dia 13/05/1899, mas o futebol só foi introduzido no clube em 22/05/1901.

A medalha de bronze de hoje vai para outro time gaúcho, o Esporte Clube 14 de Julho, que, obviamente, teve sua fundação no dia 14/07/1902, o clube atualmente disputa a terceirona do Gauchão. Em 4° geral, e 1° do Rio de Janeiro, vem o Fluminense, que foi fundado em 21/07/1902, apenas alguns dias depois do 14 de Julho. Em 5° lugar vem o Grêmio, fundado em 15/09/1903, em Porto Alegre, o time é o 3° do Rio Grande do Sul na lista de hoje.

O ano de 1904 foi, sem dúvidas, muito bom para o futebol carioca, pois nada menos que 3 clubes foram fundados: Bangu, Botafogo e América, que fazem aniversário, respectivamente nos dias 17/04, 18/08 e 18/09. O Botafogo porém, foi fundado antes, em 01/07/1894, mas não contemplava o esporte que hoje é a paixão nacional.

Em 9° lugar vem o 1° time de Pernambuco, o Sport Clube do Recife, que foi fundado em 13/05/1905. Atualmente, o Sport disputa a Série B do Brasileirão. O Náutico, seu maior rival, foi fundado antes, em 1901, mas o futebol não era praticado nas dependências do clube até o ano de 1909.

Fechando a lista de hoje, vem o Esporte Clube Ypiranga, fundado em Salvador, no dia 07/09/1906. O segundo clube mais velho da Bahia, hoje em dia, disputa a segunda divisão do campeonato estadual.

Deu pra notar que nem todos os clubes mais antigos do Brasil se mantiveram firmes até hoje. Para você, o que fez com que estes times centenários caíssem no futebol? Concorrência? Má administração? Deixe o seu comentário e participe!

 

13 comentários para Os times de Futebol mais antigos do Brasil
  1. mAURICIO disse:

    Onde está a Associação Atlética Ponte Preta ? Voces estão de brincadeira…

  2. lino disse:

    cadê a ponte preta?????

  3. Motorhead disse:

    Tem a ponte perta, agosto de 1900….

  4. Os dois fatores indicados no questionamento, + patrocínio são ideais para um clube possa permanecer no futuebol, em Salvador-Ba existiam no passado vários clubes que se estivessem hoje no cenário teriam mais de 100 anos dentre eles Internacional, Internacional de Criquet, Santos Dumont, República, São Salvador e por fim vou citar o Botafogo que foi fundado em 1914, que completará neste ano 100 anos, como se sabe este clube tem 07 títulos estaduais da 1.ª divisão e outros da 2.ª divisão, disputa recentemente a 1.ª divisão, devendo voltar para a 2.ª divisão em 2015.
    Caracteristica do futebol nacional,é a concentração de patrocínios que apenas aos chamados grandes são lhes dados fatias maiores, com se vê noticiado, a cada ano estes clubes amealham maiores fatias, proporcionais ao subjetivismo de quem lhes patrocina, claro pensando no retorno imediato.
    Ocorre que clubes citados como menores, pecam da má administração, ganância por comissão nas vendas de jogadores, além da concorrência com os demais, inclusive os grandes, isto fazeem conjunto, com que clubes menos favorecidos desapareçam por ficarem à mingua de recuros.

    Portanto, o ideal seria que fosse distribuido para os clubes pequenos uma fatia maior do bolo chamdo patrocínio, dando-lhes um suporte financeiro para se reestabelecerem criando recursos para pagar aos jogadores os seus salários, limitando aos administradores o poder de gerir a grana, com um acompanhamento legal através de um controles externo e prestação de contas da sua gestão perante a sociedade os seus sócios .

  5. carlos disse:

    Tá errado, o segundo time e a ponte preta fundada em 1900

  6. Cibele Aguiar disse:

    Olá Victor Cruz, o dia do futebol é comemorado em 19 de JULHO, ou seja, 19/07 e não 19/06 como consta no texto. Abraço.

  7. Matheus disse:

    o 1º devia ser o Flamengo foi fundado em 1895!

  8. GeCesar disse:

    Meu caro, você já ouviu falar da Ponte Preta? Como é que vc faz uma pesquisa relacionada aos clubes mais antigos do Brasil e não cita a Macaca???

  9. renzo disse:

    Ta e cade o Flamengo que é de 1895 em ???

  10. roberto disse:

    NÃO CONCORDO COM A SUA LISTA.
    A LISTA DEVE APRESENTAR A DATA DE FUNDAÇÃO DO CLUBE DE FUTEBOL E PARA OS CASOS DE FLAMENGO, NÁUTICO, BOTAFOGO, SÃO CRISTOVAO ETC VC DEVE CONSIDERAR A DATA DE CRIAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE FUTEBOL.
    POR EXEMPLO: O FLAMENGO FOI FUNDADO EM 1895, PORTANTO SERIA MAIS ANTIGO QUE O VITÓRIA.

  11. adriano disse:

    mentira que e o vasco e o fla mas por aniversario e o vasco

  12. Felipe disse:

    Associação Atlética Internacional, a Inter de Bebedouro – 11 de junho de 1906

  13. O clube de futebol mais antigo do rio de janeiro é o fluminense futebol clube.Ele foi fundado em 1902.Em 1904 foi fundado o botafogo futebol clube.Por esse motivo os dois fazem o famoso clássico vovô.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *