Home

Modalidades do futebol nas Paraolimpíadas

Amanhã acontece a largada oficial dos Jogos Paraolímpicos de 2012 e o Brasil está na disputa por medalhas. Essa é a 14ª edição do torneio, que acontece em Londres, e a 11ª vez que os brasileiros estarão competindo. São cerca de 4.200 atletas de 165 países, dentre eles, 182 esportistas representando o Brasil.

A cada edição, o Brasil avança ainda mais no quadro geral. Em 2004, conquistou um total de 33 medalhas, sendo 14 de ouro. Nos Jogos de 2008, foram 16 douradas, totalizando 47 medalhas. Em ambas as edições, a equipe de futebol de cinco esteve no topo mais alto do pódio e pretende fazer bonito mais uma vez.  Além da modalidade com cinco jogadores, acontece também a disputa no futebol de sete. Você conhece as diferenças e regras de cada esporte?

Futebol de cinco

O futebol de cinco, também conhecido como futebol para cegos, é uma adaptação do esporte para deficientes visuais. As equipes são formadas por cinco jogadores, incluindo o goleiro, único que possui visão total. Os para-atletas podem contar ainda com um guia, que permanece fora do campo, coordenando e auxiliando o time.

A bola conta com guizos internos, que fazem com que a bola faça barulho e, assim, possa ser localizada pelos atletas em campo. Diferentemente dos estádios, para o futebol de cinco é preciso silêncio por parte da torcida. O jogo acontece em uma quadra de futsal adaptada e, recentemente, tem sido realizado em grama sintética. São dois tempos de 25 minutos cada, com intervalo de 10 minutos. Como não há saída de bola nem impedimentos, o jogo é corrido e bem dinâmico.

Futebol de sete

O futebol de sete é uma adaptação do esporte para atletas com paralisia cerebral e outras deficiências neurológicas. Cada time conta com sete jogadores, incluindo o goleiro, e cinco reservas. O campo tem o tamanho reduzido, assim como o gol.

A modalidade segue as regras do futebol FIFA, com pequenas modificações. São dois tempos de 30 minutos cada, com um intervalo de 15 minutos. Não há regras para impedimento e a cobrança de lateral pode ser feita com apenas uma mão, rolando a bola ao chão. Dentro da modalidade ainda há classes de acordo com o nível da deficiência do para-atleta, sem o uso de cadeiras de rodas.

Goalball

Além das duas modalidades, o Goalball costuma fazer sucesso entre os fãs dos Jogos Paraolímpicos. Apesar de não se enquadrar como futebol, o esporte é disputado em mais de 100 países por deficientes visuais e também envolve gols.

A disputa é entre duas equipes de três jogadores para cada lado, que são, ao mesmo tempo, defensores e arremessadores. As partidas duram 20 minutos, sendo dois tempos de 10, em uma quadra de dimensões parecidas com a do vôlei. O objetivo é lançar a bola, que também conta com guizos para fazer barulho e marcar o gol.

Gostou? As Paraolimpíadas começam amanhã e os apaixonados por esporte como nós estarão ligados em todos os resultados e medalhas. Boa sorte a todos os atletas brasileiros. Vai, Brasil!

3 comentários para Modalidades do futebol nas Paraolimpíadas
  1. Caroline disse:

    Show amei as modalidades

  2. Caroline disse:

    show as medalidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>