Home

Medidas contra o preconceito na Euro 2012

Casos de preconceito racial ainda são recorrentes no futebol mundial – para a nossa tristeza -, e a Europa costuma ser o palco principal desses episódios. Para impedir que atitudes como essa manchem os grandes espetáculos da Eurocopa, neste ano, o presidente da UEFA, Michel Platini, determinou que os juízes façam um intervalo nas partidas em que jogadores sofram ofensas raciais por conta das torcidas.

Os árbitros podem, inclusive, suspender o jogo caso as ofensas continuem, mesmo com a interrupção momentânea. A determinação surgiu a partir de relatos preconceituosos em outros campeonatos europeus, como nos torneios nacionais da Ucrânia e da Polônia, países sede da Euro 2012.

Antonio Cassano e Balotelli, jogadores italianos. (foto: EFE)

A polêmica também ganhou força com a declaração do jogador italiano Balotelli, que prometeu deixar o campo caso ouvisse músicas da torcida com abusos raciais. Balotelli, que é negro, já passou por situação parecida em 2009, quando torcedores do Roma lançaram bananas em sua direção.

Muitos jogadores brasileiros também sofreram preconceito lá fora. O lateral Marcelo, do Real Madrid, foi chamado de macaco por torcedores do Atlético de Madri, no ano passado. O mesmo aconteceu com Roberto Carlos, na Rússia. O craque, atuando pelo Anzhi, recebeu uma banana de um torcedor.

A América Latina também contabiliza episódios absurdos. Em 2005, o então jogador do São Paulo, Grafite, foi ofendido em campo por um atleta argentino do Quilmes, pela Libertadores da América. A situação se repetiu com o volante Toró, do Uruguai, em um jogo-treino, em 2008.

Vencer o preconceito racial é um grande desafio também no mundo dos esportes. A Euro 2012, por enquanto, não tem casos relatados, mas os árbitros estão em alerta. O futebol é uma paixão de todos, não importa a raça, o sexo ou a religião. O importante mesmo é participar, competir respeitosamente e fazer a alegria dos torcedores.

Um comentário para Medidas contra o preconceito na Euro 2012
  1. Ricelio disse:

    e uma questaoa de etica Professional em parte dos jogadores , foi uma boa ideia de parete dos integrante da ufa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>