Home

Fim da janela de transferências – Que jogador chegou no seu time?

Enquanto os torcedores liberam a energia nos jogos, gritando gols e reclamando dos adversários, os dirigentes dos clubes passam noites em claro e horas em reuniões para conseguir contratar novos e bons jogadores. Não é uma tarefa fácil. São contratos, negociações, valores, benefícios e, claro, todo o pensamento tático do que o time realmente precisa em campo.

Alguns clubes buscam reforços no futebol estrangeiro, sejam eles jogadores de outra nacionalidade ou apenas brasileiros jogando fora, mas o tempo de contratações vindas do exterior é curto. A chamada “janela de transferências” acontece duas vezes por temporada, normalmente no começo do ano, em janeiro, e no meio do ano, em julho ou agosto. Em 2012, a janela foi aberta entre 20 de junho e 20 de julho. Hoje é o último dia para tentar fechar contrato e anunciar algum forte nome do futebol mundial.

Foto: Satiro Sodre/AGIF

Antigamente, o Brasil costumava ser um enorme “exportador” de craques, porém, com a profissionalização dos clubes e do futebol por aqui, tem sido cada vez mais comum a chegada de grandes atletas estrangeiros. Nessa janela de transferência, um dos nomes de destaque que irá brilhar pelos campos brasileiros é Seedorf. O meia de 36 anos estava jogando pelo Milan, da Itália, e foi contratado pelo Botafogo. O craque holandês já venceu quatro vezes a UEFA Champions League.

Outro grande nome que estará vestindo a camisa de um time brasileiro é o uruguaio Diego Forlán. Atuava pela Inter de Milão, da Itália, mas fechou seu contrato com o Internacional de Porto Alegre. Forlán está com 33 anos, joga como atacante e foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 2010.

O Corinthians também reforçou seu quadro de jogadores com alguns atletas vindos de fora. Paolo Guerrero, atacante peruano do Hamburgo, e o argentino Juan Martínez vindo do Vélez Sársfield, já se apresentaram no clube. O Grêmio também mexeu seus pauzinhos. Fábio Aurélio, vindo do Liverpool, e Zé Roberto, do Al-Gharafa, do Qatar, já estão inscritos na lista de atletas gremistas. O Sport, de Recife, de volta à série A, trouxe Cicinho, do Roma, da Itália, e Magno Alves, do Umm-Salal, do Qatar.

Com o fim da janela de transferência internacional, os clubes passam a contratar apenas entre os times nacionais. E os estrangeiros da equipe possuem limitações em campo: apenas três podem ser relacionados ou escalados para cada jogo. Qual a melhor contratação até agora, na sua opinião? Quem você gostaria de ter no seu time? Os apaixonados por esporte estarão de olho em todos os recém-chegados. Boa temporada a todos os atletas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>