Home

Ôôô… A Lusa voltou!

A Lusa voltou à elite do Campeonato Brasileiro! Com a queda para a série B em 2008, foram três anos de expectativa. E por muito pouco essa conquista não aconteceu antes. Em 2009, apenas três pontinhos separaram a Portuguesa da série A, e, em 2010, o time faltou apenas um ponto! A torcida, que em décadas anteriores já foi a quarta maior do estado de São Paulo, agora já pode respirar aliviada.

Torcida em festa! Foto: Fernanda SO (www.portuguesa.com.br)

A história da Lusa está repleta de momentos gloriosos, como o time dos sonhos na década de 1950, o Campeonato Paulista de 1973, polêmico por erros de arbitragem e então dividido com o Santos, e a conquista do título de vice-campeão do brasileiro de 1996. Há quase 10 anos tentando se firmar na série A, a Associação Portuguesa de Desportos (ou Lusa, para os mais íntimos) disputou a série B pela primeira vez em 2002.

A partir de então, os dez anos que se seguiram foram conturbados para o clube. A Portuguesa só voltou a 1ª divisão do campeonato em 2008 e mesmo assim não se firmou. A torcida viu seu time ser rebaixado no Campeonato Paulista em 2006 e beirar a série C. Quase fecharam as portas.

Barcelusa, como está sendo chamada por sua torcida, selou a volta com a vitória em cima do Americana por 3×2, no último sábado. Agora, o técnico Jorginho e seu elenco querem garantir também o título. Faltam seis jogos para o fim do campeonato, mas com apenas duas vitórias, os leões torcedores já podem colocar a mão na taça! As outras três vagas para a Série A ainda estão em aberto.

A diretoria portuguesa quer, não só subir e vencer o campeonato, mas se estabilizar na série da qual ela nunca deveria ter saído. Tradicionalíssima no futebol paulista, os dirigentes estão empenhados para ver a camisa verde e vermelha concorrer de novo com as grandes da elite brasileira. Pode-se declarar feriado nas padarias, preparar o vinho, o bacalhau e colocar o “Vira” para tocar. A Lusa voltou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>